11 de ago. de 2007

enfim, nossa mala

e ae?
BELESSA KAPIÃO!??!

Críticas (12/08/07): se alguém tiver uma crítica técnica a fazer, em relação ao equilíbrio, composição, esquema cromático, entre outras, será bem vinda, mas mostre uma justificativa e sugira uma solução. Mostrar opiniões de gosto não melhoram em nada nossa mala e causam estresses desnecessários, como diria minha querida Oma "gosto é que nem cú, cada um tem o seu"

OBS. ESPECIAL (11/08/07): como esta escrito a seguir, no texto, não há méritos específicos, essa idéia e desenho surgiram pela interação e debate entre todos os alunos do segundo período de Design e alguns calouros que também opinaram. Por favor, não briguem por crédito, nesse tipo de trabalho a única coisa que importa é o produto final, e não o reconhecimento! A única diferença entre os envolvidos na criação da mala é entre quem botou a mão na massa e correu atrás e de quem apenas opinou.

então, finalmente temos a versão final da mala, que não gostar, não compra!!!
uehauiheiuae, mas porra, eu achei que ficou muito massa, agradeço a todo mundo que opinou e participou da criação da mala, isso aí galera, parabéns mesmo!!!! =D

Preços? na st47, via DCE, no atacado:
Modelo MM01 - 4 cores R$ 50,33. Segunda pego os nomes de quem quiser a mala, me procurem

Conceituação:

Cogumelos nucleares e fumaça psicodélica saindo de uma xícara de café?
Afinal qual a lógica dessa composição?

Após um semestre inteiro de sofridas discussões e mais algumas semanas de testes e mais testes, chegamos, enfim, no desenho para a mochila do curso Bacharelado em Design da UTFPR. Tudo começou com um Brainstorm coletivo na aula de história da arte, no semestre passado, onde surgiram muitas idéias boas, uma delas era a idéia de criarmos uma xícara com café. A princípio, essa última idéia não foi do agrado de todos (como se isso fosse possível, ainda mais dentro de um curso de design) mas ao decorrer das semanas de trabalho árduo, entregas de projetos para todas as matérias e madrugadas passadas em claro, o café se tornou um companheiro e símbolo de todos os estudantes de Bacharelado em Design.

Ao pensarmos no desenho para a mochila, focamos toda nossa criatividade na inovação e impacto causada pela reunificação do Design e criação do curso Generalista, que aborda simultaneamente todas as áreas do processo criativo efetuado pelos designers.

Com o uso de artifícios da arte psicodélica fazemos referência a uma época vivida pelos nosso pais, aonde muitos valores antigos foram questionados e colocados em julgamento por massas de jovens guiados por um ideal e o sonho da transformação do mundo em que viviam em um lugar novo e melhor.

De certa forma, é a intenção do curso de Bacharelado em Design da UTFPR abrir uma nova era, aonde à especialização é importante, mas pode ser aprimorada se for sustentada por uma base que englobe conhecimentos de toda uma área do saber. O conceito de Design Generalista, como toda a ação com intuito de modificar o pré-existente, sofreu muita oposição, mas esta lentamente sendo aceita e demonstrando a face do futuro do design. Então ao olhar para o vapor anormalmente curvilíneo cercado por anéis de fumaça vermelhos, característicos de uma explosão nuclear, não queremos que o observador saiba que temos apenas orgulho do que, e aonde estudamos, e sim que sinta uma impactante sensação nova em seu inconsciente, a fim de relacionar a palavra e o curso de Design ao amor pela criação inovadora, também fazendo-o lembrar com maior facilidade que existe algo além de engenheiros dentro da UTFPR.

(rodrigo silva, 11 de agosto de 2007)

obs: "belessa kapião"?
não entendeu? entre no site www.mundocanibal.com.br e procure pela animação do "direitero"

bjos e abraços:
silva

31 comentários:

Rafael Kumoto disse...

(Primeiro a comentar!)
Nada a declarar... Estou... Emocionado!
Acho que a demora valeu a pena hein? comparem com a versão de baixo!

Lila Ricken disse...

eu curti tbm...
bem legal.... e bem melhor que a anterior!!!!!

\o/\o/\o/

Anônimo disse...

mas e aí, me digam o q vcs acham das curvas da fumaça

Anônimo disse...

eeeeeeee!!! \o/
Parabéns!!!
^^

Anônimo disse...

é... aquilo não é sobre a fumaça... durgh...
óia... apesar de gostar bastante da primeira fumaça... substituo por essa, tá supimpa!!

Rafael Kumoto disse...

Essa fumaça tá bem melhor, além de ter uma conceituação legal...
Acho que seria conveniente escrever a conceituação por trás da mochila, para quem quiser ler :D

Unknown disse...

farei-o

Unknown disse...

Daew pessoal...tenho q reconhecer o esforço do carlão, do rodrigo e todos que participaram da confecção da mala, mas como aki agente aceita a opinião de todo mundo, achei que ficou muito chamativo o emblema e muito poluído mas como é a versão definitiva vcs q curtiram aproveitem..hehehe

Paula disse...

Quando que foi decidido que essa seria a versão definitiva? Achei legal o desenho mas as cores estão muito chamativas, acho que o vermelho não ficou bom com o verde.

Rafael Kumoto disse...

Ah cara, eu achei que dessa vez iam gostar... Fazer o que, nem todo mundo pegou o espírito de causar impacto :/
Ei, não se esqueça de me dar méritos tb! Sou eu quem ficou trabalhando nessa merda, e não o Carlos, que só fez a fumaça!
Porra de gente ingrata, vsf...

Rafael Kumoto disse...

E alguém aqui parou pra pensar na conceituação? Acho que não! Bom, tá na hora de deixarem de ser caretas! Todos criticam, mas não têm a capacidade de colaborar com idéias inteligentes!

Carlos disse...

Orra eu só fiz a fumaça? na verdade a ideia incial de xícara tb foi minha -,-
nao desmerecendo o trabalho de ninguem, eu sei que é foda fazer as apradas e tal
a versao final ficou legal, apesar de eu axar que fica melhor com roxo no lugar de vermolho (mais complementar e menos logo de time de baseboll saca?)

a conceituação ficou bem bolada mesmo, mas o pitoresco é que eu desenhei a fumaça e depois voces bolaram a conceituação auhauhauhauhuah (sacaniaram)

quanto ao manisfesto do café escrito pelo rodrigo, tenho que dizer que ficou bom mesmo, putz grila, e enfim nossa geração de design tamos ae pra questia e bat macumba hey hey, bat macumba oba!

Anônimo disse...

Ficou ótima *-*

Anônimo disse...

a galera, não discutam por mérito
até farei um apelo nesse post

Unknown disse...

mah essa mochila ta muito pira!!!!!!!! ate eu quero uma hahauehaueae

Rafael Kumoto disse...

Tah bom, tah bom. Foi mal te desmerecer, Carlos! hahaha
Só não acho justo você se empenhar pra criar alguma coisa enquanto tem que ouvir de quem só critica! Alguém não gostou da fonte? Bom, devia ter ajudado a escolher, enquanto eu e o Rodrigo procurávamos por uma durante pelo menos uma semana!
Chega de desabafar... Que bom que as calouras gostaram!

Anônimo disse...

** e os calouros

Anônimo disse...

tá chamativo?
tá, tá sim!


e daí? eu adoro coisas chamativas pra
mostrar pros outros as minhas raízes!

eu queria uma mochila!

agora eu quero essa!

e se não combinar com a roupa...dane-se!
nunca combino mesmo!(só quando, muito por acaso, eu estou acordada o suficiente pra escolher...mas...não vem ao caso...isso é sobre a mala!)

e laiá

Unknown disse...

O que o Rafael falou é verdade...eu critiquei e não ajudei a fazer NADA nessa mala, deve ser por isso que eu não gostei neh..."méritos ao Rafael"

E mais uma vez se confunde o resultado de um trabalho pelo esforço para alcançá-lo. Mesmo falando no meu comentário que respeito a semana de escolha de letra, o tempo disponibilizado pra confeccção da imagem da mala,( prevendo comentários como o do Rafael) e o que foi "criticado" na verdade seria uma opinião, torna-se motivo de condenação. Ou seja devemos opinar não???

Falar que todos criticam, mas não tem capacidade para colaborar com idéias inteligentes. Dae já é demais.

Fer disse...

olha, gente. esse negócio de merecimento é foda. qndo a gente assume a ponta por alguma atividade temos que saber receber críticas - mesmo que não sejam as melhores. se o éric não gostou é válida a opinião. faz sentido ele não gostar por estar muito chamativa, ela está realmente chamativa.
Agora eu. não gosto da mala verde - não combina com a minha roupa ¬¬ - não gosto de verde. com vermelho achei mais estranho.
fiz uma versão aqui em casa. posso postar? não estou desmerecendo o trabalho de ninguém só quero expor o meu tb. ok?

Unknown disse...

Poste a versão sim
mas que nem eu disse para o daniel, se esse chamativo esta bom ou não, é apenas uma questão de opinião, se a maioria gostou, vai essa (confesso que não esta de total agrado para mim)

As únicas modificações que eu farei na mala serão modificações da estrutura da composição, como por exemplo, equilíbrio, harmonia, esquema cromático...

Então, até agora o que foi criticado foi o vermelho, mas sem justificativa, o equilíbrio (concordo que merece uma revisão) e as curvas da fumaça (concordo parcialmente com uma revisão, mas realmente a primeira fumaça esta mais bonita, vou seguir curvas daquele padrão)

Anônimo disse...

putz, ficou MUITO linda!
tenho orgulho de vocês

allan vis disse...

Ficou bem boa a mochila!!
se eu nao tivesse no setimo periodo de artes graficas eu iria querer uma tbm!! hehe

Ah! e quem falou q verde nao ficou bom com o vermlho... verde e vermelho sao cores complementares, por isso q estao "chamativas"! haoiueoaiue

Fer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fer disse...

querido allan do SÉTIMO período de artes gráficas, tem certeza da informação que vc acabou de escrever?

allan vis disse...

na verdade, certeza total nao tenho...
a minha aula de teoria da cor (a parte teorica) foi uma tremenda porcaria... mas se nao me engano era isso mesmo...

allan vis disse...

Bem... resolvi pesquisar para dar fundamento ao que eu escrevi...

Segundo este site http://www.geocities.com/strani_felicita/index.htm, que é baseado no livro "Da Cor a Cor Inexisteste" de Israel Pedrosa> 'As cores complementares são usadas para dar força e equilibrio a um trabalho criando contrastes... Vale lembrar que as cores complementares são as que mais contrastes entre si oferecem, sendo assim, se queremos destacar um amarelo, devemos colocar junto dele um vileta...

Neste outro site http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0004.htm temos o exemplo das cores complementares.

(aproveitei o tema do algures e dei um ctrl+c ctrl+v, hehehe)

Rafael Kumoto disse...

OK OK, eu retiro tudo o que disse até aqui, OK? Desculpem-me então...
Sério, desculpem, mas eu sou traumatizado com méritos! Mas ainda acho uma merda ter que ouvir somente criticas não relacionadas à composição(Avisando já que isso foi até o momento que surtei. Não me processem).
Ah sim Allan, a complementar de verde é violeta :x
tsc tsc tsc, mal veterano esse...

daniel san disse...

esclarecendo mala:
Vou esclarecer pro pessoal que tá por fora:
Serão fechadas 2 (DUAS) versões da mala.
Mas com o mesmo conceito. Ou seja, xícara/fumaça/café.
Você pode optar pela:

- Versão Psicodélica (carinhosamente intitulada pelos criadores)
- Versão Minimalista

Pra saber qual é qual:
psico é a versão nº3 e a minimal é a versão nº1 (ver post antigo) com algumas alterações.

Aos interessados, procurem alguém lá no cefeteira que esteja com a lista pra encomendar a mala.
A idéia é não sair da unicidade do curso por isso foi mantido o desenho.

Agradeço a quem me escutou e abriu essa possibilidade de escolha. Pra quem não gostou de nenhuma, infelizmente não tem mais jeito mesmo. A grande maioria quer essa mala pronta pra ontem. Colaborem por uma UTFPR melhor pessoal.

Afinal como diria o mestre Lennon:
Make Love, not war.

Carlos disse...

All you need is love (tananammm)
All you need is love (tananammm)
All you need is love (tananammm)
Luv, luv is all you need

pode ser versao pop art e versao bauhaus auhsduhsdha

thcau