1 de fev. de 2008

Electrolux Design Lab



Resolvi escrever sobre um dos maiores concursos de design da atualidade, promovido pela Electrolux, que é uma das maiores empresas de eletrodomésticos do mundo, atua praticamente em todos os países atingindo a meta de 55 milhões de vendas em 2007.

O Electrolux Design Lab é um concurso anual que se iniciou em 2003, tem como objetivo o incentivo de idéias inovadoras que possam trazer benefícios para as pessoas e para o mundo. Sabemos, é claro, que a Electrolux ganha muito com esse tipo de concurso, pagando pouco por ótimas idéias, mas esse não é o foco do post, gostaria de encorajá-los a participar desse tipo de competição, pois para qualquer designer ter um prêmio desse nível no currículo significa o pontapé definitivo na carreira, além de ganhar 5000 euros mais 6 meses de estudo nos Laboratórios de Pesquisa em Design da Electrolux como prêmio para o melhor projeto, 3000 euros para segundo e 2000 euros para o terceiro.

Vou postar a foto e uma breve descrição de todos os vencedores do Electrolux Design Lab:






2003 - Cyclopsis

Por incrível que pareça, isso é uma máquina de lavar roupas, infelizmente não há muitas informações no site a respeito dos produtos de 2002, mas o diferencial dessa máquina é que possui 4 compartimentos para serem preenchidos com tipos diferentes de roupas, economizando água e tempo!









2004 - Soho


O site do Electrolux Lab é cheio de erros, no ano de 2004 consegui apenas abrir a foto do segundo colocado que é uma máquina de lavar roupas leve que pode ser configurada para diversos conjuntos de roupas.













2005 - Airwash

Uma máquina de lavar projetada para casas do ano 2020, dispensa o uso de água e detergente, utilizando apenas ar comprimido e íons negativos para a remoção da sujeira. O formato foi inspirado em uma cachoeira. A Airwash é um eletrodoméstico desenhada para não ficar na lavanderia, mas em closets e quartos.












2006 - Nevale
Um conceito voltado para o transporte de alimentos. Possui um controle digital da temperatura interna que mantém o alimento quente ou frio e pode ser programado para um re-aquecimento em um determinado horário. O Nevale ainda cria um vácuo para preservar o alimento por um tempo maior e o mantém livre da ação decompositora de bactérias externas.








2007 - E Washing

Máquina de lavar roupas que ao invés de usar sabão ou detergente, utiliza uma espécie de semente encontrada na Índia e no Nepal.











Mais informações:
http://www.electrolux.com/designlab/ (melhor abrir no IE, no firefox da muito erro)

2 comentários:

Rafael Kumoto disse...

Nossa! Cada modelo maluco... Gostei do primeiro! hahahaha

Me lembram as aulas da Maristela...

Carlos disse...

pra gente ver que o futuro está nas nossas mãos (design, desenhar com a mão, saca?)
o site é o bixo também (gráfico e produto :)
post massa!